18 de jan. de 2011

Passo a passo: transfer em tecido!

Olá!

O post de hoje é um pouco diferente do usual, e especial para as artesãs, crafters, curiosas e afins... um tutorial de como fazer transfer em tecido usando impressões laser!

No fórum do grupo “Assim, sim” no Flickr, a Mirele, da Sonhos e Mimos, postou o link deste tutorial. Pedi autorização para a autora para fazer a tradução e postar, e ela gentilmente permitiu!

Então vamos lá:

Como transferir imagem para tecido com gel médium

Você precisa de:

- Gel médium acrílico [encontrei das marcas Corfix e Acrilex disponíveis]

- Tecido

- Imagem impressa a laser [serve Xerox também, mas impressão a jato de tinta não é recomendada!]

Como fazer:

- Com o dedo – ou um pincel – espalhe o gel no tecido, na area que você quer que a imagem seja aplicada. Nem muito fino, nem muito grosso… uma camada média.

- Coloque a imagem com o lado impresso virado para baixo, no local onde você aplicou o gel, e pressione. Alise bem o papel com os dedos, para que ele fique bem rente ao tecido, e deixe secar completamente.


- Molhe levemente o papel com água, e esfregue com cuidado, usando os dedos, para separar o papel da imagem, como mostrado na imagem abaixo:

- O tecido, vai ficar um pouco mais rígido no lugar onde o gel foi aplicado, e você vai conseguir ver a borda dele, se reparar bem. Depois, pode usar o tecido para fazer bolsas, saquinhos, capas, enfim… o céu é o limite!

Algumas considerações: Pelos cometários no post, o transfer não é muito resistente a lavagens constantes… então é melhor se for usado em itens que não precisem ser lavados com frequência! E eu imagino que não há restrições a imagens coloridas, desde que a impressão seja feita a laser. Assim que encontrar o gel eu testo, e conto para vocês!

Já imaginei mil guardanapos de festa personalizados... idéias não param de brotar, e eu amo isso!

Agradeço à Jessica, do How About Orange, pela permissão da tradução e postagem. All my thanks to Jessica, writer of How About Orange, for allwoing the translation of this DIY.


Beijos e até!

Um comentário:

Lelê Barros Ateliê disse...

Olá,
Adorei!!!
Vou procurar o gel para tentar fazer.
Bjs
Lelê