1 de fev. de 2011

Encadernação: Meu TFG!

Olá!

Hoje vou mostrar minha primeira 'aventura' em encadernação... na verdade foram várias técnicas testadas em algo que não devia ser usado como cobaia de forma nenhuma: meu trabalho de conclusão de curso!
Na arquitetura, como trabalho final, devemos fazer uma monografia e um projeto arquitetônico, com tema escolhido por nós. Não precisamos seguir rigorosamente as normas da ABNT na monografia, o que dá bastante liberdade na formatação... e com isso, me senti no paraíso!

Sinceramente, pensei na capa e layout antes do conteúdo. Sim, minha veia designer/artesã é muitíssimo mais forte que a [praticamente inexistente] arquiteta! E encuquei que teria capa dura revestida em kraft, encadernação com costura e a logo que desenhei para meu projeto em relevo metálico. Aí, fui correr atrás de como fazer isso!

Detalhe da logo - Central, meu projeto de Centro de Artesanato


Depois de muito procurar e estudar, cheguei à técnica da encadernação japonesa, e do relevo com carimbo e emboss. Fiz o carimbo personalizado, e com ele, consegui meu tão sonhado relevo.

Detalhe da costura da encadernação

Detalhe da abertura da capa, e folha de rosto

Esse é um trabalho que me deixou muito, mas muito, mas muito orgulhosa de mim mesma [e modesta, né?]. Foi tudo idealizado e confeccionado por mim: as capas, a costura, o layout, a logo, o relevo... e é uma delícia olhar para a cópia extra que fiz para guardar, e me sentir feliz com o resultado!

Me arrisco a dizer que a maior motivação do meu trabalho é esse sentimento. E ele acontece não só quando o sonho é meu, mas quando eu consigo transformar o sonho de alguém em realidade, em um presente, ou qualquer outro item. Não tem como descrever, e faz com que eu tenha cada vez mais vontade de continuar dando forma a idéias!

O que acharam?

Um beijo, e até!

2 comentários:

le petit con chocolat disse...

Que capricho, Flá!!!
É uma delícia ver que o resultado de um trabalho feito com tanto carinho, é tuuuudo de bom, né não!?
Parabéns!!!

Emanuelle disse...

Parabens!Adorei o seu trabalho! ja estou te seguindo tambem!
bjinhuss